Zazos team

Zazos >> Próximos passos

Nas últimas semanas, a Zazos passou por uma transição significativa. Nessa mensagem, reforçamos nosso compromisso em oferecer às empresas um sistema único e flexível, capaz de se adaptar à sua cultura e contexto, e que evolua ao longo do tempo. Aproveitamos para apresentar nosso novo CEO e esclarecer os próximos passos, detalhando as mudanças recentes e como elas nos posicionam para um crescimento sustentável, mantendo o foco em melhorar continuamente o serviço aos nossos clientes atuais.
publicado em
21/6/2024

duração da leitura: 
4 min

Caros clientes e parceiros,

Nas últimas semanas passamos por uma transição importante na Zazos. Alexandre, um de nossos cofundadores e então co-CEO deixou a operação, e agora eu sigo como único CEO.

Desde o início da Zazos, fui responsável pela definição da nossa Visão, Estratégia, e do desenvolvimento do nosso produto. No último ano, com a estrutura de co-CEOs (movimento que o Alexandre explicou aqui), expandi minhas responsabilidades para incluir as áreas de operações, financeiro, sucesso dos clientes e growth.

Ao longo dos três anos de Zazos, a parceria com Alexandre foi extremamente produtiva, ele foi responsável por expandir nossa rede e introduzir nosso sonho a muitos de vocês. A mudança para o modelo de co-CEO permitiu que ele dedicasse toda sua energia a criar novas oportunidades com clientes, parceiros, investidores e talentos.

Entendo que muitos de vocês, que conheceram a Zazos através dele, possam ter dúvidas sobre o que muda com sua saída. No entanto, este movimento não é de ruptura, mas sim de continuidade.

Quero aproveitar a oportunidade para compartilhar um pouco sobre como minha trajetória se conecta à Zazos, reforçar nossa visão e trazer clareza sobre os próximos passos.

Como me conectei ao problema?

Iniciei minha carreira na Força Aérea, onde fui piloto de caça e fiquei por 16 anos. Na FAB, tive a oportunidade de fazer uma segunda graduação (Engenharia de Computação no ITA). Isso me levou, em 2017, a um estágio como programador dentro do RH da Quero Educação (YC S16), uma startup que estava à frente do seu tempo em gestão de pessoas.

Durante o estágio, fui responsável por desenvolver um sistema gamificado de reconhecimento entre pares que evoluiu para a Rio, uma plataforma interna de gestão de pessoas com diversas funcionalidades, como avaliação de desempenho, pesquisas no Slack, organogramas e OKRs.

Na Quero, cheguei ao cargo de Head de RH e colaborei de perto com diversos desafios, como a expansão de 150 para mais de 700 colaboradores, mudanças organizacionais significativas, layoffs, projetos de people analytics, troca de plano de saúde, criação de estrutura de remuneração, implantação do modelo de BPs, remodelagem de avaliação de desempenho e bônus, reforço de cultura, criação de escritórios em outras cidades, fusões com outras empresas, pandemia, dezenas de vagas abertas ao mesmo tempo, conflitos e treinamentos de lideranças, dentre vários outros que vocês também enfrentam diariamente.

Durante todo esse tempo, continuei desenvolvendo a Rio, que usávamos para endereçar muitos desses problemas. Em 2021, saí da Quero com o objetivo de levar esse sistema moderno de gestão de pessoas para o mundo.

A visão da Zazos

Durante a transição, ao me aproximar do Alexandre e do Roger, percebemos que apesar de a Rio ter uma usabilidade incrível e resolver vários problemas, fazia isso por uma perspectiva de cultura e processos da Quero, mas cada empresa precisava de algo um pouco diferente.

Esse foi o insight que gerou a Zazos. Ao invés de vender um sistema engessado, queríamos dar a todas as empresas a possibilidade de ter um sistema único e flexível, que se adaptasse à sua cultura, ao seu contexto e que evoluísse no tempo, junto com a empresa.

Esse é um superpoder que eu sempre quis, e que sempre achei que o RH merecia. Já vi muitos projetos incríveis serem engavetados porque o RH é sempre “o último na fila do pão”. A Zazos é uma ferramenta que possibilita realizar esses sonhos, mas é muito mais do que uma ferramenta, é um ecossistema que permite novas práticas serem exploradas e consolidadas, onde profissionais e empresas podem se inspirar, trocar, criar e compartilhar as melhores práticas de gestão de pessoas para a sua empresa, com todas as questões que a torna única.

Nossa visão e estratégia seguem inalteradas e mais fortes do que nunca!

O que muda?

Na prática, muito pouco.

Nessa transição, decidimos fazer ajustes de equipe e estrutra, que nos deixam numa situação financeira bastante confortável, e nos permitem seguir crescendo sem dependência de investimentos adicionais.

Mesmo com as mudanças, mantivemos a maior parte de nosso incrível time de tecnologia e capacidade de desenvolvimento de produto. Também continuamos contando com os profissionais mais experientes, que agora estarão ainda mais próximos dos nossos clientes.

A principal mudança foi: deixamos de priorizar crescimento e demandas de potenciais clientes, para focar em nossos clientes atuais, concentrando nossos esforços no desenvolvimento de funcionalidades mais relevantes e na resolução de lacunas existentes.

O objetivo é elevar continuamente o nível de satisfação de cada um de vocês. E esperamos que possam perceber essas mudanças positivas na prática, ao longo das próximas semanas e meses, com melhorias relevantes cada vez mais frequentes.

Isso não significa que estamos deixando nossas ambições de lado, pelo contrário, continuaremos investindo nas comunidades de RH, incentivando, apoiando e facilitando trocas genuínas de experiência e boas práticas. Acreditamos que nosso posicionamento único de conseguir tirar do papel muitos desses projetos cria uma sinergia ímpar que suporta nosso crescimento mútuo.

Fico à disposição para uma conversa ou um café, seja sobre nosso produto, estratégia, desafios de RH, ou apenas para nos conhecermos: https://www.linkedin.com/in/mknarciso/

Vamos construir juntos o futuro da gestão de pessoas!

Autores
Murilo Narciso
Co-founder e CEO
linkedin logo
Artigos relacionados
Apps sugeridos

Centralize todos os seus processos de RH na Zazos